O
projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, destinado
a estudantes entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não
concluíram o ensino fundamental.
O AJA tem como
objetivo a formação de sujeitos ativos, participativos, em crescimento cultural
e social, atendendo jovens estudantes com necessidades educacionais
específicas, com o propósito de garantir a formação inicial para o mundo do
trabalho e a efetiva participação social. O projeto ainda orienta estes jovens
para sua formação cidadã, diante da pluralidade cultural para o fortalecimento
de uma visão mais participativa, critica e decisiva de sua vida social.
O AJA é dividido
em quatro blocos: O Inicial I contempla do 1º ao 3º ano – alfabetização e
letramento; O Inicial II, 4º e 5º anos – alfabetização e letramento;
Intermediário, 6º e 7º anos; e o Final, 8º e 9º anos. O tempo de permanência no
projeto irá variar de acordo com o nível de escolaridade do estudante. A partir
do Bloco Inicial I, é possível concluir o ensino fundamental em quatro anos.
Metodologia
As escolas recebem
os estudantes do AJA às 18 horas, com atividades e oficinas de acolhida. As
aulas, em sala, começam às 18h40 e, além dos conteúdos da Base Nacional Comum,
os estudantes contam com uma parte diversificada como Língua Estrangeira
Moderna, Desenvolvimento Social, Lazer e Informática, proporcionando aos jovens
orientações para o mercado de trabalho e abordando as temáticas de crescimento
pessoal e avanço para o ensino médio.
De acordo com a realidade
local, as oficinas podem ser de música, grafite, dança e práticas esportivas e
os estudantes de todas as unidades têm apoio e acompanhamento de diretores,
coordenadores, professores, psicólogos e assistentes sociais. Toda equipe está
em constante estudo com formações realizadas pela equipe da SED para garantir a
aprendizagem e a permanência dos estudantes na escola.
De acordo com a Gestora da Coordenadoria de
Políticas para Educação Básica, Fabiana Cáceres, o projeto é uma iniciativa da
Secretaria de Educação em respeito à legislação. Houve uma alteração do Artigo
4° da LDB.
Acesse o Projeto Pedagógico do Curso
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