A Secretaria de Estado de Educação de Mato
Grosso do Sul, adotou o projeto Escola da Autoria, já em funcionamento em
outros estados da federação e que alcançaram êxito: Instituto de
Corresponsabilidade em Educação-ICE, de Pernambuco. A proposta trabalha sobre a
perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias
para o século 21.
Para
que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as
disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem
disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas
experimentais, ambientes de aprendizagem entre outras práticas.
Os
fundamentos pedagógicos da proposta são o protagonismo juvenil, a Pedagogia da
presença; os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a viver e aprender a ser), bem como a educação interdimensional.
A
implantação de 12 escolas estaduais de ensino médio em tempo integral em Mato
Grosso do Sul, inaugura uma nova metodologia educacional onde o aluno é o
protagonista, com foco na aprendizagem e no combate à evasão e repetência. Foram contempladas
oito escolas em Campo Grande, e as demais, em Dourados, Corumbá, Maracaju
e Naviraí para oferecer essa proposta.
Em
Corumbá, esse projeto é oferecido pela SED-MS na EE Júlia Gonçalves Passarinho,
período integral.
Estrutura das aulas Projeto de Vida (PV) - 1º e 2º ano do Ensino Médio
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