Escola da Autoria




     A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, adotou o projeto Escola da Autoria, já em funcionamento em outros estados da federação e que alcançaram êxito: Instituto de Corresponsabilidade em Educação-ICE, de Pernambuco. A proposta trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21.
     Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais, ambientes de aprendizagem entre outras práticas.
     Os fundamentos pedagógicos da proposta são o protagonismo juvenil, a Pedagogia da presença; os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser), bem como a educação interdimensional. 
      A implantação de 12 escolas estaduais de ensino médio em tempo integral em Mato Grosso do Sul, inaugura uma nova metodologia educacional onde o aluno é o protagonista, com foco na aprendizagem e no combate à evasão e repetência. Foram contempladas oito escolas em Campo Grande, e as demais, em Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí para oferecer essa proposta.
      Em Corumbá, esse projeto é oferecido pela SED-MS na EE Júlia Gonçalves Passarinho, período integral.


Estrutura das aulas Projeto de Vida (PV) - 1º e 2º ano do Ensino Médio


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