Leituras


AÇÃO CRE-3: Dia 5 de julho, Dia da Prevenção do Uso de Drogas na Escola (Sugestão de atividades)
A Coordenadoria Regional de Corumbá divulgará projetos realizados durante a campanha de prevenção ao uso de drogas, realizada ao longo do segundo bimestre. A ação faz parte do plano de enfrentamento à droga nas Escolas Estaduais de Corumbá e de Ladário. A campanha visa:
         1. Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
         2. Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
         3. Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação         com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
         4. Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
         5. Tratar a difusão dos malefícios advindos do uso de drogas.
Como recursos para a confecção de vídeos, banners, spots de rádio e peças digitais para internet, as escolas poderão utilizar HQ’s que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça lançou em 2014, disponíveis na aba Leituras, do blog da CRE-3.
As revistas sobre uso do álcool e crack e outras drogas são direcionadas aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, as publicações são ilustradas com personagens da Turma da Tina. As HQs foram distribuídas, em 2014, em escolas cujos professores participaram do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Brasília (UnB).
Base teórica: Educar pela Pesquisa.
ESTRATÉGIAS:
Palestras e rodas de conversas com profissionais habilitados para debater sobre a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo e os malefícios das drogas.
As turmas envolvidas nesta ação trabalharão individualmente ou em grupos para pesquisas e debates na escola.
Utilização intensiva da Sala de Tecnologias para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos midiáticos e tecnológicos para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo e os malefícios das drogas.


SOUSA. Mauricio. B. Revista: A turma da Mônica Jovem


Conteúdo Educativo por disciplina (atividades e jogos):









Sugestão de materiais interdisciplinares

Como elaborar um projeto de pesquisa




oOo


Projeto Tom do Pantanal




Tom do Pantanal é um projeto de educação ambiental e musical, desenvolvido numa parceria entre Furnas Centrais ElétricasInstituto Antonio Carlos Jobim e Fundação Roberto Marinho. Consiste na concepção e produção e implementação pedagógica de um kit educativo a ser distribuído em 800 escolas da rede pública, dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

O Tom do Pantanal tem como objetivos:

  • Promover a educação ambiental e musical nas escolas de forma interdisciplinar;
  • Sensibilizar a sociedade para a importância de preservar o Pantanal e disseminar o conhecimento de sua cultura regional;
  • Estabelecer articulações com instituições públicas e privadas que atuem em áreas do Pantanal.

Acesse os jogos


oOo

Material do Projeto Família e Escola

Implantado em 2016, o projeto “Família e Escola” oferece formação aos coordenadores pedagógicos, livros de orientação para os gestores, livros de orientação para os familiares e encontros com familiares dos estudantes de 1º ao 9º ano do ensino e tem como objetivos propor a reflexão com os pais e responsáveis sobre a importância de sua participação no desenvolvimento integral de seus filhos; sensibilizar os familiares sobre a necessidade do acompanhamento afetivo no processo de desenvolvimento; e reforçar a importância da parceria entre escola e familiares para o sucesso dos estudantes.

Volume 2: família e escola - utilizado no 2º encontro Família e Escola, no dia 13/05

Sem comentários:

Enviar um comentário